Lendas
Seja bem-vindo (a) a seleção de Lendas! Aqui você pode encontrar lendas resumidas de diversas culturas.
- O Fio Vermelho
Existe uma lenda oriental que diz que as pessoas destinadas a se conhecer estão conectadas por um fio vermelho invisível. Segundo a lenda, o menor dedo de sua mão não é onde acaba essa vital conexão com seu coração. Do dedinho se desprende um invisível fio vermelho que leva o rastro de sua alma e lhe conecta de forma definitiva e profunda com os fios de outras pessoas, ou seja, com os seus corações. Este fio nunca desaparece e permanece constantemente preso aos seus dedos, independentemente do tempo e da distância.
Não importa que duas pessoas que estão predestinadas demorem a se conhecer, nem importa que hoje elas vivam cada uma em um canto do mundo, o fio se estirará e se encolherá o quanto for necessário. Mas nunca, nunca, vai quebrar. De acordo com essa crença, o nosso fio vermelho tem estado conosco desde o nosso nascimento e sempre nos acompanha, apesar do fato de que, com o passar dos anos, ele se enrole e desenrole de forma pontual.
Nosso fio marca nosso destino, é um itinerário traçado que nos aproxima de quem mais necessita e de quem mais necessitamos, ainda que na nossa visão não compreendamos o transcurso da existência terrena. Para os japoneses, é uma forma de pensar que nada é produto da sorte e que não somos tão poderosos quando acreditamos que decidimos sobre nossa vida.
- Vitória-régia
A lenda da vitória-régia, uma das mais conhecidas do folclore brasileiro, pertence à cultura do norte em virtude de ter nascido nessa região do país. Ela explica a origem da planta aquática que é símbolo da Amazônia.
Segundo a lenda amazônica, vitória-régia era uma índia que se afogou numa tentativa de beijar o reflexo da lua. Para os indígenas a lua era Jaci, por quem a índia estava apaixonada.
Jaci costumava namorar as índias mais bonitas da região. Naiá, que viria a ser transformada na vitória-régia, era uma dessas índias que esperava ansiosa pelo encontro com o deus. As índias que Jaci namorava eram levadas para o céu e viravam estrelas. E apesar da tribo alertar Naiá que deixaria de ser índia se fosse levada pela Lua, ela estava apaixonada e, desejava cada vez mais se encontrar com ele.
Certa noite, sentada à beira do rio, a imagem da lua estava sendo refletida na água. Assim, parecendo estar diante de Jaci, inconscientemente Naiá se inclina para beijá-lo e cai no rio despertando da ilusão. No entanto, apesar do seu esforço, não consegue se salvar e morre afogada.
Ao saber o que tinha acontecido com a indígena, Jaci ficou comovido e por esse motivo quis homenageá-la. Em vez de transformá-la em uma estrela como fazia com as outras, a transformou em uma planta aquática, a vitória-régia, que é conhecida como a estrela das águas.
- O Mito de Pandora
Pandora é a primeira mulher na mitologia grega. Ela foi enviada por Zeus à Terra como um presente para os homens. Na sua ida à Terra, Pandora levou consigo uma caixa e recebeu dos deuses a advertência de jamais abri-la. Ela não sabia, mas dentro da caixa havia todos os males que podemos imaginar, como guerras, pestes e fome. Detalhe: até então, o mundo dos homens era regido pela paz.
Mas a curiosidade de Pandora falou mais alto. Passado um tempo, ela abriu a caixa, deixando escapar tudo o que havia lá dentro. Ela ainda tentou desfazer o erro, voltando a fechar a caixa, mas já era tarde. A única coisa que restou lá dentro foi a esperança.